Se você quer vender pela internet mas não possui as habilidades ou o tempo necessário para criar um site, o WhatsApp Business é a ferramenta para te ajudar a atingir gratuitamente os seus clientes na hora.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais usado no mundo atualmente; cerca de 1,3 bilhões de pessoas usam o app diariamente para se comunicar com amigos e familiares, gastando mais tempo conversando do que em seus perfis do Facebook ou Instagram.
Por esse motivo, o WhatsApp pode ser usado como uma ferramenta de marketing para geração de leads, para atendimento de clientes e também para vendas.
Como configurar o WhatsApp Business
Etapa 1 – Faça o download do WhatsApp Business
O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou na Apple Store. O aplicativo nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a criar um perfil de negócios no aplicativo. Sua funcionalidade e interface de usuário são semelhantes à versão tradicional do aplicativo, mas com algumas diferenças essenciais que ajudam a lidar com clientes no dia a dia.
Etapa 2 – Crie uma página do WhatsApp Business
Depois de ter baixado e instalado o aplicativo no seu smartphone, você terá que criar seu perfil de negócios e não poderá usar o mesmo número de telefone que você já usa no WhatsApp.
Quando o aplicativo estiver aberto, você irá confirmar o seu número de telefone, escolher o nome da sua empresa (Nota: você não poderá mudar) e colocar uma foto de perfil.
Etapa 3 – Defina os horários de funcionamento e a descrição do negócio
Essa é uma das principais diferenças em comparação com o aplicativo tradicional. Aqui você vai configurar:
1) horário de funcionamento;
2) mensagem de boas-vindas que será enviada após seu cliente enviar a primeira mensagem;
3) mensagem de ausência para disparo quando alguém entrar em contato fora do horário de funcionamento;
4) respostas rápidas que vão permitir que você responda perguntas frequentes dos seus usuários com agilidade.
Etapa 4 – Comece a usar o WhatsApp Web
No navegador do seu computador você pode digitar web.whatsapp.com e sincronizar com o app do seu celular para começar a usar a ferramenta pelo WhatsApp Web.
Existem ferramentas no mercado que permitem a você gerenciar o atendimento com chatbot (ou seja, um robô fará o atendimento) e também a distribuir os chats para mais usuários usando apenas um número telefônico. Dessas ferramentas, eu recomento três que atualmente são integradas ao RD Station:
Etapa 5 – Divulgue seu WhatsApp Business
Coloque seu número nas páginas das redes sociais e no seu site. Coloque um link na Bio do Instagram para o seu WhatsApp Business e instale um plugin no seu site para o seu WhatsApp. Inclua o link no Google Meu Negócio e também em anúncios.
Lembre-se do mundo real e inclua o contato no cartão de visitas e nas nas notas fiscais da empresa.
Etapa 6 – Gerencie as mensagens recebidas e comece a vender
Depois de seguir essas etapas, você finalmente poderá começar a conversar com seus usuários e a vender seus produtos e serviços.
Por que escolher o WhatsApp como meio de comunicação?
Ao longo dos anos em que trabalho com geração de leads, o WhatsApp é a ferramenta que gera mais conversão. Mas, não necessariamente, o contato está pronto para fazer a compra. Dependendo da natureza do negócio, a venda é mais complexa e o WhatsApp sem atendimento com chatbot não é recomendado. Já para autônomos e pequenas empresas conseguem estabelecer uma relação pessoal com seus clientes, sem falar que a ferramenta é basicamente gratuita.
Está com dificuldades de configurar seu WhatsApp Business? Fale comigo agora.