Um dos recursos mais utilizados atualmente em estratégias de marketing digital é o e-mail marketing. Considerado como uma das principais formas de relacionamento com a base de prospects e clientes, ainda existem mitos dizendo que a estratégia não funciona ou já caiu em desuso.
Posso garantir que esses mitos estão relacionados aos erros continuamente cometidos pelas empresas, que muitas vezes não se preparam para montar uma estratégia realmente efetiva.
Se você não tem resultados positivos com seus e-mails, acredito que pode estar cometendo algum dos erros a seguir.
Não respeitar o seu lead
Se você faz disparos em uma frequência alta para o seu público, existe uma grande chance de você estar lotando a caixa de entrada dele. Isso faz com que seus e-mails se torne spam na visão dos seus contatos. Um bom profissional de marketing sabe qual o momento certo para fazer uma campanha de e-mail, mas também sabe quando NÃO fazê-la.
Por exemplo, você trabalha com um público que, em sua maioria, usa e-mail pessoal e acessa uma vez por semana a caixa de entrada. Se você faz disparos de três em três dias para essa base, quando o lead acessar seu email verá três campanhas diferentes e poderá perder a confiança depositada em sua empresa e ainda achar que seu negócio está disparando spam.
Então, entenda o comportamento do seu consumidor e trace uma estratégia de frequências de disparos que condizem com o engajamento do público.
Realizar disparos sem segmentar
Mais um erro comum entre as empresas é o disparo de e-mail feito para toda a base de leads, sem diferenciação. Isso pode gerar diversos problemas, mas o principal deles está relacionado ao interesse do público.
Quando você faz uma campanha que envia o mesmo conteúdo para todos os seus contatos, você está assumindo que todas as pessoas estão no mesmo estágio de compra e irão se interessar pelo mesmo conteúdo. No entanto, dificilmente isso é uma verdade.
Ao construir uma lista de e-mails é importante ter variáveis que te ajudem a entender em que momento de compra essa pessoa está. Assim é possível direcionar botões call to action (CTAs) que farão com que ela evolua no processo de compra.
Não enviar conteúdo baseado na jornada de compra
Ainda falando sobre segmentação, vemos um segundo problema. Mesmo que sua empresa segmente sua base em listas, é importante refletir sobre qual gatilho ela é gerada. Esse gatilho te fornece alguma informação relevante? As pessoas estão separadas pois elas têm algum objetivo em comum?
Por exemplo, é comum ver empresas segmentando listas baseado em cargos, mesmo que essa informação não os ajude a definir qual etapa da jornada de compra esse prospect está. Por isso, ao fazer uma segmentação, reflita se ela te ajuda a entender seus leads, para assim te ajudar a selecionar o conteúdo a ser enviado para determinado grupo de pessoas.
Divulgar um convite para uma demonstração para quem ainda nem conhece sua empresa direito não irá te gerar vendas!
Não ter um CTA explícito
Muitas empresas não valorizam o valor de um CTA bem colocado em um e-mail, mesmo sendo ele a alma de uma campanha bem sucedida. Digo isso pois o maior erro que você pode cometer é não dizer para os seus contatos o que eles devem fazer de maneira clara.
Não adianta um simples botão ao final do conteúdo, com cores básicas e sem vida. Um e-mail bem sucedido precisa de falar claramente o propósito daquela comunicação o mais rápido possível.
Por isso deixe o seu objetivo claro ao escrever o conteúdo, assim seu lead não terá dúvidas do que ele deve fazer e porquê.
Não pensar no e-mail otimizado para mobile
Se você não otimiza seus e-mails para visualização pelo celular, você está fazendo isso muito errado! Já faz alguns anos que a importância do design mobile friendly tem sido falado no mercado digital e isso não é mais um diferencial. E sim um pré-requisito para melhorar suas taxas de cliques.
Quando falo sobre pensar no mobile não estou apenas falando de fazer um e-mail responsivo, mas sim um conteúdo único e próprio que seja facilmente lido pelo celular e que proporcione uma experiência interessante para sua base.
Então reflita e teste muitas vezes antes de disparar a campanha se ela levará uma boa experiência para o usuário.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, compartilhe conosco nos comentários que ficaremos felizes em ajudar! Ah, e se você quer obter novos conhecimentos de e-mail marketing, acompanhe outros artigos do nosso blog.